Quase toda a gente a quem se peça que de um exemplo de um trabalho de arte indicara uma pintura, e, no mundo ocidental sera em geral uma pintura europeia de depois do Renascimento. Talvez não haja defesa logica para semelhante ração instintiva, mas esta deve, ate, certo ponto. Determinar o modo de aproximação de qualquer historia da arte. Mesmo que constitua o dever de um historiador e critico corrigir esta tendencia, deve faze-lo com cautela. Porque do contrario, o leitor em potencia ficara embaraçado.
A LAMENTAÇÃO - DATA 1634 MUNIQUE, .VAN DYCK(clique na foto para visualizar em tamanho grande)
Ha contudo algumas boas razoes históricas e psicologísticas para esse preconceito geral primeiro a razão psicológica embora a arte seja um termo que inclui todas as belas artes poesia e musica asimo como arquitetura, pintura, gravura e escultura e o seu aspecto visual que mais diretamente afeta as nossas vidas porque esta sempre connosco e faz parte de tudo o que nos rodeia.. A musica a poesia são artes particulares e carecem de uma aproximação deliberada por parte dos auditores... Não constituem objetos físicos presentes pois atuam invisivelmente na nossa sensibilidade. Não se trata da questão de importância relativa das artes quem pode afirmar que Rafael ou Cezanne são mais importantes que Shakespeare ou Mozart trata-se sim de uma mera questão de acessibilidade e também de uma questão de impacto sensorial. Os olhos não são mais sensíveis dou mais biologicamente essenciais que o ouvido, mas, excepto no sonho encontram se em funcionamento permanente, enquanto ouvimos ou lemos alguma coisa apenas ocasional ou intermitentemente, sendo maior o esforço exigido para isolar as faculdades precisas para ouvir musica ou ser poesia ha, de fato, um descuido comum do esforço ou atenção necessários para apreciar um trabalho de arte visual e e essa a nossa razão porque um volume intitulado como apreciar a arte foi incluído nesta serie contudo somos por assim dizer mais facilmente acessíveis a impressões visuais que a sensações de qualquer outra especie.
ASSINATURA ANTHONY VAN DYCK
(Clique na foto para ampliar)
historicamente as artes visuais também tem um acerta prioridade. a pintura e escultura pre histórica e ainda uma realidade visual e não conhecemos qualquer outra arte de tal antiguidade a musica era uma das artes dos tempos clássicos mais ainda constitui uma arte largamente desconhecida para nos ou apenas acessível aos pesquisadores eruditos E verdade que a arte da pintura sobreviveu ao período grego e romano apenas em fragmentos mas estes são suficientes para estabelecer uma relação visual como o ultimo período e a arquitetura e a escultura ajudam a estabelecer cânones de toda a arte visual desse período.
falamos da idade das trevas, e imaginamos um período em que a cadeia visual foi quebrada mas como veremos no primeiro volume dedicado as origens da arte ocidental e continuidade pessoas dos mestres e alunos fosse quebrada de tempos em tempos. os monumentos visíveis sobreviveriam e forneceriam inspiração de geração para geração. não e apenas psicologicamente improvável, mas historicamente falso imaginar períodos sem arte a evidencia continua patente na terra e todos os anos os arqueólogos a tornam positiva.
contudo um dos principais propósitos de um empreendimento como o presente consiste em estabelecer a continuidade histórica de uma das atividades mais essenciais do homem e faze-lo pelo meio mai vivido. e também pelo meio mais humano não ha a intenção de estabelecer hierarquia entre artes visuais, mas a pintura e a escultura distintas das arquitetura e artes aplicadas estão mais diretamente ligadas ao nosso destino humano com o homem e a mulher na sua situação existências referencia a Deus ou ao desconhecido estabelecendo relações entre indivíduos ou entre sociedades, reconciliando o amor e o ódio, a vida e a morte a existência terrena e imortalidade espiritual A poesia e a musica tem a mesma relação mas como já foi dito não tem a mesma premência. Apenas a pintura e a escultura e esta em conjunto com a arquitetura podem incluir todos o destino da humanidade numa imagem visual acessível a toda essa humanidade por esta razão as catedrais da idade media, cheias de toda a especie de imagens visuais eram chamadas bíblias dos iletrados o que no seculo VI abarcava quase toda população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário