segunda-feira, 27 de julho de 2015

FREIRAS NO HOSPITAL DE ANTUÉRPIA & SÁTIROS NA CASA DE CAMPONESES


AS FREIRAS DO HOSPITAL DE ANTUÉRPIA - DATA 1640 - MUS ROYAL
(clique na imagem para ampliar)

1593-1678 - Jacob jordaens nasceu em Antuérpia, no ano de 1593, e ai morreu em 1678.  Depois da morte de Rubens, em 1640, foi considerado o mais apurado artista flamengo da sua época.  Tal como Rubens, Jordaens estudou, quando ainda era criança, sob a orientação de Adam van Noort, tendo casado com a filha deste em 1616.  Dois anos depois, pintou o seu primeiro quadro cuja data se conhece .  A adoração dos Reis Magos, de 1618, Atualmente em Estocolmo.  Por essa altura, ja era membro da guilda dos Pintores para a qual fora eleito em virtude do vigor das suas aguarelas, muitas das quais ainda hoje existem.  
Durante algum tempo, continuou a pintar assuntos religiosos, nomeadamente O martírio de Santa Apolônia, de 1628, que se encontra na Augustijnenkerk, em Antuérpia, e Os Quatro Evangelistas, de cerca de 1625,  pertencente ao Louvre. Estas obras de modo algum a propensao natural de seu espirito.  Depressa preferiu a perspectiva flamenga da vida, que se inclinava a pintar rostos alegres e coroados e corpos bem nutridos e opulentos.  A sua pintura começou a revestir-se de uma crueza repulsiva, com um colorido áspero e uma movimentação cheia de violência.
Quando tinha cerca de quarenta anos, Jordaens submeteu-se mais diretamente a influencia de Rubens, e a crueza da sua paleta e do desenho foi gradualmente substituída por um estilo de efeito muito mais agradável.  As cores tornaram-se mais suaves, as figuras mais graciosas, os contrastes menos acentuados.  Cerca de 1640, pintou Sátiro em Casa de Camponeses e O Triunfo de Baco, que figuram entre as obras que nos mostram em seu melhor estilo.  Mais tarde ainda, Jordaens atingiu um nível ainda mais elevado, dominando uma paleta de notável esplendor e riqueza, como, por exemplo,  no Vendedor de Fruta, de cerca de 1650, e no Triunfo do Príncipe Frederik Hendrik, de 1652. Jordaens foi um artista de múltiplos talentos e tinha elevado numero de alunos.  Pintou numerosos retratos,  altamente apreciados.  Fez também desenhos para tapeçarias e muitos esquemas de decorações de mural.


SÁTIROS EM CASA DE CAMPONESES DATA 1640 - BRUXELAS - MUS ROYAUX
(clique na imagem para ampliar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário