A VIRGEM O FILHO DE DEUS E SÃO JOÃO BATISTA - RETÁBULO DE GHENT - 1432
GHENT, CATEDRAL DE ST. BAVON
(Clique na figura para ampliar)
Pintar de grande capacidade técnica que se concentrou na cor
e na luz Jan van Eyck nasceu provavelmente em 1385. Era mais novo que seu irmão
Hubert cerca de vinte anos. Tornou-se companheiro de trabalho de Hubert, e os
dois estudaram profundamente as propriedades das cores. Embora a pintura a óleo
já tivesse sido utilizada, fez muito para aperfeiçoar os materiais usados e
conseguiu encontrar o brilho da cor e a consistência da superfície, tão
notáveis na sua obra.
Pouco se conhece dos primeiros anos da vida dos irmãos, mas,
em 1422, Jan, tendo deixado a oficina de Hubert, tornou-se o pintor de João da
Baviera, conde da Holanda, que então vivia na Haia. Três anos mais tarde,
entrou ao serviço de Filipe, 0 Bom. Duque da Borgonha, para quem desempenhou várias
missões, algumas muito diferentes da pintura, entre elas missões diplomáticas,
como em 1428, por exemplo, quando foi membro de uma missão enviada para pedir a
mão da futura noiva de Filipe, a infanta Isabel de Portugal.
O ANJO DA ANUNCIAÇÃO - RETÁBULO DE GHENT - 1432
GHENT, CATEDRAL DE ST. BAVON
(Clique na figura para ampliar)
Jan van Eyck casou e fixou-se em Bruges, onde em 1431 comprou
a casa que foi sua residência até morrer. Foi durante os seus últimos dez anos
de vida que executou a maior parte dos quadros em que assenta a sua imensa
reputação. Tem sido sempre um problema distinguir o trabalho dos irmãos Van
Eyck enquanto trabalharam juntos, mas a obra posterior de Jan é facilmente identificada.
Viajou por Espanha e Portugal, e ai observou o efeito do brilho do sol, assim
como a formação das 'rochas e montanhas, tudo tão diferente da melancolia e
monotonia da paisagem do seu país natal. Embora fosse ainda muito cedo para
dominar as regras da perspectiva, Jan foi o mestre incomparável da beleza da
tonalidade, da variedade do cenário e de uma minuciosa perfeição no acabamento.
ADORAÇÃO DO CORDEIRO MÍSTICO - PAINEL CENTRAL DO RETÁBULO DE GHENT - 1432 - GHENT, CATEDRAL DE ST. BAVON
(Clique na figura para ampliar)
Atualmente, depois de ter sofrido muitas vicissitudes,
encontra-se na Catedral de St. Bavon, em Ghent, a sua Adoração do Cordeiro
Místico, que pertence à decoração do altar. É talvez, dos trabalhos de conjunto
dos irmãos Van Eyck, 0 mais famoso. Tem cerca de sete metros de altura por
treze de largura. Uma inscrição, sem dúvida acrescentada mais tarde, indica que
foi principiada por Hubert, «que não era o mais famoso››, e acabada por Jan em
Maio de l432. Os críticos divergem ao atribuírem a parte que cada um dos irmãos
teve na obra, mas geralmente concordam que os painéis representando Adão e Eva
e os retratos dos doadores são obra de Jan van Eyck. Todo o retábulo do altar
tem grande interesse, pois é uma tentativa antecipada para dar o aspecto e a
atmosfera de vida*a uma pintura que ainda conserva muito da tradição da pintura
religiosa e do retrato.
A VIRGEM ANUNCIADA - RETÁBULO DE GHENT - 1432
GHENT, CATEDRAL DE ST. BAVON
(Clique na figura para ampliar)
Há poucas obras datadas e assinadas por Jan van Eyck. A mais
conhecida e um retrato, Giovanni Arnolfini e Sua Mulher, datado de l434. É a
primeira pintura que apresenta duas personagens não pertencentes à aristocracia
no seu próprio ambiente e com trajos habituais. É notável pelo evidente estudo
do caráter e grande domínio da técnica. O pequeno cão está tão admiravelmente
pintado e observado como os seus donos.
UM DOADOR (PORMENOR) - RETÁBULO DE GHENT - 1432
GHENT, CATEDRAL DE ST. BAVON
(Clique na figura para ampliar)
Entre as obras atribuídas a Ian van Eyck, estão os quadros
que presentemente se encontram na Gcmäldegaleric, em Dresden, na National
Gallery de Washington, na National Gallery de Melbourne, no Louvre, em Paris, e
em Berlim Oriental e Ocidental, no Staatliche Museen. Em alguns quadros, esta
habilmente incluído um fundo de carácter arquitetônico e em todos há. Uma cor
viva combinada com uma leveza notável no tratamento geral. Comum a muitas
obras, É também um interesse notável pela subtileza do jogo da luz na paisagem.
OS ANJOS MÚSICOS - RETÁBULO DE GHENT - 1432
GHENT, CATEDRAL DE ST. BAVON
(Clique na figura para ampliar)
OS PEREGRINOS (PORMENOR) - RETÁBULO DE GHENT - 1432
GHENT, CATEDRAL DE ST. BAVON
(Clique na figura para ampliar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário