A MORTE DA VIRGEM - 1515 - COLÔNIA WALLRAF-RICHURTZ-MUS
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Pintor de retratos e assuntos religiosos Joos van Cleve,
também conhecido como 0 Mestre da Morte da Virgem, nasceu provavelmente em
1485. Desconhece-se o nome da sua terra natal, mas supõe-se que fosse alemão,
nascido na antiga cidade de Cleves, no Baixo Reno. Parece ter estado em Gênova
durante o domínio de Filipe de Cleves, de 1501 a 1506, e provém deste período o
seu interesse por um estilo de pintura de influência italiana. Em 1511,
tornou-se mestre da Guilda dos Pintores de Antuérpia.
Joos foi contemporâneo e rival de Quentin Massys, e muitos
dos retratos que lhe são atribuídos mostram um frio realismo que faz lembrar
Massys, ou mesmo Hans Holbein. A influência italiana, principalmente de Leonardo
da Vinci, está patente no uso que faz do claro-escuro, modelando as formas com
um contorno opaco, em contraste com o contorno delicado e transparente usado por Hans Memling e pela geração anterior de pintores.
Joos foi eleito deão da Guilda dos pintores de Antuérpia em 1519, e novamente em 1525. Teve um certo número de aprendizes em sua Oficina entre 1516 a 1530, ano da sua saida dos Países Baixos. Nessa altura foi trabalhar na Corte Francesa, onde pintou vários retratos de Francisco I e de sua mulher. Em 1536, visitou a Inglaterra, ao mesmo tempo que Holbeins, e fez o retrato de Henrique VIII, atualmente em Hampton Court. Em 1540 , voltou a ser chamado a França para pintar o retrato da família real reunida. Seu filho, Cornelis van Cleve, foi pintor de retratos e temas religiosos.
A Morte da Virgem, 1515 Colônia,
Wallraf-Richurtz-Mus.
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